CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO SONORA


Poluição sonora é chamado (ou a poluição sonora) a ruídos excessivos que perturba condições ambientais normais em uma área particular. Embora o ruído não se acumula, movido ou mantido ao longo do tempo como os outros poluentes, também podem causar danos à qualidade de vida das pessoas se não for devidamente controlada.
O termo “ruído” refere-se ao ruído (Visto como o som excessivo e irritante), causado por atividades humanas (tráfego, indústrias, entretenimento, aeronaves, etc), que os efeitos adversos sobre a saúde auditiva, física e bem-estar mental.
Este termo está intimamente relacionada com o ruído, porque isso é quando o ruído é considerado um poluente, ou seja,, som irritante que pode produzir danos fisiológicos e psicológicos a uma pessoa ou grupo de pessoas.
As principais causas da poluição sonora são aqueles relacionados às atividades humanas, como os transportes, construção civil e obras públicas, Indústrias, inter.
Foi dito por organizações internacionais, corre o risco de um sério declínio na audiência, ea possibilidade de transtornos psicológicos que vão desde (paranóia, perversão) à exposição excessiva fisiológicas e à poluição sonora.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), considera 50 dB (um), como o limite desejável superior.
Na Espanha, é definido como o nível de conforto acústico 55 dBa. Acima deste nível, o som é prejudicial para relaxar e comunicação.
Estudos realizados pela União Europeia (2005): 80 milhões de pessoas estão expostas diariamente a níveis de ruído acima 65 dBa e outros 170 milhões, eles estão em níveis entre 55-65 dBa.

cidades mais barulhentas do mundo

– Tóquio (Japão)
– Nagasaki (Japão)
– Madrid (Espanha)
– Nova York (EUA)
– Buenos Aires (Argentina)
– Hong Kong (China)
– San Pablo (Brasil)

Efeitos do ruído na saúde

Efeitos auditivos
O sistema auditivo sofre uma exposição prolongada à fonte de ruído, embora esta seja baixa.
A deficiência auditiva causada por ruído é chamado de sociocusis.
Uma pessoa quando expostos a prolongados níveis de ruído excessivo, notar um zumbido no ouvido, este é um sinal de alerta. Inicialmente, danos causados ​​pela exposição prolongada não são permanentes, em 10 dias desaparecem. Mas, se a exposição à fonte de ruído não pára, lesões são definitivas. A audiência vai crescer até perder completamente audiência.
Não mais apenas o ruído é prejudicial, som repentino 160dBa, como uma explosão ou um tiro de espingarda, pode até mesmo perfurar o tímpano ou causar outros danos irreversíveis. Citando queixas auditivas imediatamente faz o barulho que: Temporária e mudança no limiar de audição permanente deslocamento do limiar auditivo.
Mudança temporária do limiar auditivo
É constituída por uma elevação dos limiares produzida pela presença de ruído, há recuperação total após um período, desde que não repita a mesma exposição. Geralmente ocorre durante a primeira hora de exposição ao ruído.
Permanente deslocamento do limiar auditivo
TTS é o mesmo efeito, mas agravada pela passagem do tempo ea exposição ao ruído. Quando alguém é submetido a numerosos TTS e por longos períodos (vários anos), limiar de recuperação é cada vez mais lenta e difícil, para se tornar irreversíveis.
A mudança permanente do limiar auditivo é diretamente ligado ao presbiacucia (perda de sensibilidade auditiva devido aos efeitos da idade).
A surdez causada pela mudança de curso do limiar auditivo afeta ambas as orelhas e com igual intensidade.
Interferência en la comunicación oral
A inteligibilidade da comunicação é reduzida devido ao ruído de fundo. O ouvido é um transdutor e não discriminar entre as fontes de ruído, a separação e identificação das fontes sonoras no cérebro ocorre. Como é sabido, a voz humana produz um som na faixa de 100 um 10000Hz, mas a informação verbal é na faixa de 200 um 6000Hz. A banda de freqüência específica para a inteligibilidade da palavra, ie palavra e compreensão sentença, está entre 500 e 2500 Hz. A interferência da comunicação oral em atividades de trabalho podem levar a acidentes causados ​​pela incapacidade de ouvir as chamadas de alerta ou outras indicações. Em escritórios e em escolas e lares, interferência na conversa é uma importante fonte de aborrecimento.

Os efeitos não-auditivos

A poluição sonora, Além de afetar o ouvido pode causar efeitos psicológicos negativos e outros efeitos fisiopatológicos. Claro, ruído e da audição sem efeitos negativos sobre o comportamento e saúde mental e física dependem das características pessoais, aparentemente, o estresse gerado pelo ruído é modulado de acordo com cada indivíduo e cada situação.
efeitos psicopatológicos
Mais 60 dBa:
– pupilas dilatadas e piscar rápido.
– Inquietação respiratória, pulso rápido e palpitações.
– Aumento da pressão arterial e dores de cabeça.
– Redução do fluxo sanguíneo e aumento da atividade muscular. Os músculos ficam tensos e dolorosos, especialmente o pescoço e costas.
Mais 85 dBa.
– Diminuição da secreção gástrica, gastrite ou colite.
– aumento de colesterol e triglicérides, com o consequente risco cardiovascular. Em pacientes com problemas cardiovasculares, arteriosclerosis o problemas coronarios, súbitos ruídos altos podem eventualmente causar até um ataque cardíaco.
– Aumenta a glicose no sangue. Em pacientes com diabetes, elevação da glicose no sangue de forma contínua pode causar a longo prazo complicações médicas.
Efeitos Psicológicos
– Insônia e dificuldade para dormir.
– Fadiga.
– Stress (pelo aumento dos hormônios relacionados ao estresse como a adrenalina). Depressão e ansiedade.
– Irritabilidade e agressividade.
– Histeria e neurose.
– O isolamento social.
– Falta de desejo sexual ou inibição sexual.
Todos estão intimamente relacionadas efeitos psicológicos, por exemplo:
– O isolamento leva à depressão.
– A insônia leva à fadiga. Fadiga, falta de concentração. A falta de concentração na baixa produtividade e falta de produtividade, o estresse.
Entre outros efeitos não estamos ouvindo:
Efeitos sobre o sono
O ruído provoca dificuldades para dormir e acorda quem está dormindo. O sono é uma atividade que ocupa um terço de nossas vidas e nos permite descansar, ordenação e triagem nossa consciência. Sono consiste de dois tipos: sono profundo clássico(Não REM (sono do estágio), que por sua vez é dividido em quatro fases distintas), e do outro lado é o sono paradoxal (REM). Parece ter sido mostrado o fim de cerca de 60 dBA, reduzir a profundidade do sono, aumentar essa redução cresce à medida que a amplitude da faixa de frequências, que pode despertar o indivíduo, dependendo do estágio do sono em que se encontra e da natureza do ruído. É importante notar que surpreende estímulos fracos também podem perturbar o sono.
Efeitos comportamentais
O ruído provoca alterações momentâneas no comportamento, que consistem de agressão ou exposição de um indivíduo com um maior grau de indiferença ou irritabilidade. Essas alterações, que são geralmente transitórias ocorrem como resultado de um ruído que causa preocupação, insegurança ou medo, em alguns casos.
efeitos da memória
Nestas tarefas onde a memória é utilizada, tem demonstrado um melhor desempenho em indivíduos que não estão sujeitos ao ruído, porque esse crescimento ocorre na ativação do sujeito e este em relação ao desempenho em determinados trabalhos, ocorre na ativação traduzida em uma queda no desempenho. O ruído torna a tarefa conjunta de rever um ritmo mais lento, especialmente ao lidar com palavras desconhecidas e mais, ou seja,, em condições barulhentas, o indivíduo está psicologicamente desgastado para manter seu nível de desempenho.
Efeitos sobre a atenção
O barulho faz com que a atenção não está localizado em uma atividade específica, fazendo com que perca outras. Perder a concentração da atividade.
Efeitos sobre a gravidez
Tem-se observado que as mães grávidas que têm sido desde o início de sua gravidez em zonas ruidosas, ter filhos que não são tocados, mas se a exposição ocorre após 5 meses de gestação, pós-parto apoiar as crianças sem ruído, choram quando sentem, e ao nascer têm um tamanho menor do que o normal.
Efeitos sobre as crianças
O ruído tem um impacto negativo sobre a aprendizagem ea saúde da criança. Quando as crianças são educadas em ambientes ruidosos, perdem sua capacidade de fornecer sinais acústicos, são interrompidos em sua capacidade de ouvir, e um atraso na aprendizagem da leitura e comunicação verbal. Todos esses fatores contribuem para o isolamento da criança, tornando-o muito sociável.

Liquidação Planos

A fim de eliminar e mitigar alguns efeitos de excesso de ruído em diferentes partes do mundo, muitos especialistas na área têm levantado alguns métodos para estes: em alguns casos, fala-se de um mapeamento acústico, que são colocados na medição e análise de diferentes níveis de ruído de várias partes da cidade, ênfase no som provocado pelo tráfego para não mencionar outros ruídos que emitem.
Dada a importância destes métodos de eliminação de ruído, então vamos citar uma breve explicação de alguns elementos que são implementadas para o efeito:
Protección auditiva personalizada
É um dos momento mais eficiente e econômica. Estes são chamados earplugs (o conchas acústicas), que têm a capacidade de reduzir o ruído em cerca de 20 dB, que permite ao usuário estar localizados em ambientes ruidosos, sem quaisquer problemas. Amplamente utilizado por operadores e outros trabalhadores em algumas indústrias ruidosas.
materiais absorventes
Seu uso é colocá-los em lugares estratégicos, para que eles possam cumprir o seu propósito em remover os componentes de ruído que não querem ouvir. Entre os materiais utilizados têm: ressonadores fibra, Poroso ou reagentes, fibra de vidro e poliuretano celular. A função principal destes materiais é pegar ondas sonoras e transformá aerodinâmica da energia termodinâmica e energia térmica. Quando o material adequado seccionados, de acordo com a aplicação desejada, deve levar em conta o coeficiente de absorção sonora de materiais, que é um facto que o fabricante deve fornecer.
barreiras acústicas
Sua principal função é impedir a transmissão de ruído de um lado para outro do seu corpo físico. Sua maior utilidade está localizado em áreas com alto nível de ruído. Sua atuação é baseada na eliminação da propagação de ondas e poluição sonora em áreas de produção adjacente. Neste caso, selecionando uma barreira especial sonora está baseada no coeficiente de transmissão de som, resultou na quantidade de energia que a barreira do som pode conter. Uma barreira de ruído é uma espécie de cortina de vinil transparente ou de poliuretano de célula aberta. painéis de metal também são usados, com taxas de absorção de alta.
Isolamento
Os isolados foram feitas em setores industriais ruidosos. Sua função básica é a de dissipar a energia mecânica associada a vibrações. Seu foco está concentrado em zonas de máquinas rígidas em questão, quais são os pontos onde as vibrações são geradas e que promovam o colapso de ondas sonoras. Hoje, muitos fabricantes de máquinas ruidosas dos secadores a frigoríficos, adotaram tais medidas, ciente de que pode causar um grande dano para a saúde humana.
Cassetes sonoamortiguadas
Apesar de sua grande habilidade para controlar os níveis de ruído muito alto pelo isolamento da fonte do, o resto da força de trabalho, são pouco utilizados na indústria. Estas cabines permitem que máquinas industriais que emitem um alto nível de ruído desempenhar o seu baixo nível de ruído tolerável.

Medidas a serem tomadas na presença de ruído

A redução de ruído devem ser realizadas na seguinte seqüência de etapas a serem seguidas, ordenados do maior para o rendimento baixo e um aspecto colectivo a um indivíduo:
– Remova as fontes que produzem poluição sonora.
– controle de ruído de Produção (na origem).
– Efectuar a redução através de medidas no ambiente.
– Implementar medidas individuais, tais.

Comentários

Postagens mais visitadas