Cimento. Areia, Brita, Cálculo de Composição

Olá! o saco de cimento é padronizado 36L para 50kg, quanto a padronização não existe, a abnt da apenas um exemplo çom latas, mas o que vale msm é a comcopisção de seu traço,(até pq cada região tem um tipo de areia, brita e cimento) onde você calcula dependendo da sua necessidade, e cria suas propias padiolas, exemplo da minha obra:
uso 1 saco de cimento para 2 padiolas de areia e 3 padiolas de brita 1, cada padiola com a litragem necessaria para o que foi calculado meu traço(25 MPA EM 28DIAS, COM USO DE ADITIVO 17MPA COM 1 DIA E 39 COM 28)
Vamos a aula de Matemática que muitos cabularam :
01 saco de cimento com 50 kg cabem em 02 latas de 18 litros, o peso especifico ( e não massa especifica) do cimento é de 1250 kg/m³, portanto uma lata de 18 litros de cimento pesa em torno de 23 kg.
O peso especifico média da areia é de 1620 kg/m³ , portanto uma lata de 18 litros pesam em torno de 30 kg.
O peso especifico da brita é de 1500 kg/m³, portanto uma lata de brita com 18 litros pesam em torno de 27 kg. Eu digo em torno pois os materiais variam de local para local e a umidade tambem, agora a lata sempre vai sr a mesma, redonda ou retangular.
abraços
1 saco de cimento = 50kg = 2 latas de 18 litros = 36 litros, já a areia tem densidade média de 1,4 kg/litro, logo 1 lata = 18 litros; 18 x 1,4 = 25,2 kg.
=================

SAIBA COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE CADA ELEMENTO USADO EM FUNDAÇÕES IMPERMEABILIZADAS

APRENDA A CALCULAR O VOLUME TOTAL DE ARGAMASSA E A DECOMPOR O TRAÇO PARA SABER O CONSUMO EXATO DE AREIA, CIMENTO E ADITIVO NO REVESTIMENTO DE FUNDAÇÕES

Se você é um pedreiro cadastre-se aqui
Se você busca um pedreiro escreva aqui
Reportagem: Bruno Loturco
Edição 65 – Novembro/2013
Subterrâneas, vigas baldrame precisam ser impermeabilizadas. Uma das possibilidades é revesti-las com argamassa polimérica. Para saber quanto material será consumido, o primeiro passo é medir a área total das vigas.
Vamos considerar uma viga baldrame com 0,50 m de largura x 100 m de comprimento – somando todas as laterais -, resultando em área total de 50 m². Se considerarmos que 15 cm das laterais da viga também precisam ser impermeabilizados, teremos outros 30 cm a serem multiplicados pelo comprimento, resultando em 30 m² adicionais. Área total a ser impermeabilizada: 50 + 30 m² = 80 m².
É preciso considerar as instruções do fabricante com relação à espessura da camada de argamassa para garantir a impermeabilização. Neste exemplo, a espessura será de 2 cm, ou 20 mm. Esses valores nos permitem calcular o volume de argamassa a ser consumido por metro quadrado. Basta multiplicar a área pela espessura do revestimento: 1 x 1 x 0,02 m = 0,02 m³. Convertendo para litros = 20 l/m², considerando os 20 mm de espessura do revestimento. Ao multiplicar pela área total, de 80 m², teremos um consumo de 1.600 l de argamassa polimérica. Esse é o consumo da argamassa já pronta. Vamos fazer a conta inversa, decompondo o material, para saber o consumo de cada componente: areia, cimento e aditivo.
Ilustrações: Sergio Colotto
Consumo de cimentoObservando as instruções do fabricante ou do projeto, é possível saber qual é o traço recomendado. Em nosso exemplo, vamos considerar um traço de uma parte de cimento para três partes de areia média peneirada – 1:3.
Para saber o consumo de cimento, o primeiro passo é dividir o consumo de argamassa por metro quadrado – 20 l – pela proporção de areia – três partes. Assim, 20/3 = 6,66 l de cimento/m². Ao multiplicar pela área total da viga, teremos o consumo total de cimento: 6,66 l x 80 m² = 532,80 l de cimento. Considerando, de acordo com dados fornecidos pelo fabricante, que 40 l de cimento correspondem a 50 kg do material, saberemos o consumo total desse material ao dividir 532,8 / 40 = 13,32 sacos de cimento de 50 kg cada. Ou seja, 14 sacos de cimento.
Ilustrações: Sergio Colotto
Consumo de areiaPor ser fino, o cimento misturado ao aditivo ocupará os vazios da areia. Dessa maneira, não influencia o volume de argamassa. Sendo assim, o consumo de areia fina e peneirada é igual ao consumo total de argamassa, obtido no cálculo inicial. Ou seja, serão necessários 1.600 l de areia.
No entanto, a areia é vendida por metro cúbico. Se 1 m³ = 1.000 l, então é preciso comprar 2 m³ de areia para revestir toda a viga com argamassa polimérica.
Ilustrações: Sergio Colotto
Consumo de aditivoA quantidade de aditivo depende da quantidade de cimento. É preciso observar as recomendações do fabricante. Neste exemplo, vamos supor que o indicado seja aplicar 1 l de aditivo a cada 20 l de cimento. Conforme vimos acima, cada saco de cimento de 50 kg é o equivalente a 40 l em volume. Transferindo os valores, precisaremos de 2 l de aditivo para cada saco de cimento.
Uma vez que o consumo de cimento previsto é de 14 sacos, basta multiplicarmos 2 l de aditivo x 14 sacos de cimento = 28 l de aditivo. Sabendo que o aditivo da nossa simulação é vendido em latas de 18 l e galões de 3,6 l, sabemos que o ideal é comprar uma lata de 18 l e três galões de 3,6 l, resultando em 28,8 l de aditivo.
Lembramos que esse é um cálculo meramente ilustrativo. Em uma situação de obra, é possível que a viga apresente imperfeições em suas dimensões. Por isso, o recomendável é considerar uma margem de segurança de 15% a 20% a mais – a depender do treinamento da mão de obra – ao fazer o cálculo do consumo de material.

Comentários

Postagens mais visitadas