CID-10 F-33

Um distúrbio caracterizado por episódios repetidos de depressão, tal como descrito para o episódio depressivo (F32. -), sem qualquer história de episódios independentes de elevação do humor e aumento de energia (mania). Pode, no entanto, ser breves episódios de elevação do humor leve e hiperactividade (hipomania) imediatamente após um episódio de depressão, por vezes precipitados por um tratamento antidepressivo. As formas mais graves de transtorno depressivo recorrente (F33.2 e F33.3) têm muito em comum com os conceitos anteriores, como depressão maníaco-depressiva, melancolia, depressão vital e depressão endógena. O primeiro episódio pode ocorrer em qualquer idade, desde a infância até a velhice, o início pode ser agudo ou insidioso ea duração varia de algumas semanas a vários meses. O risco de um paciente com transtorno depressivo recorrente terá um episódio de mania nunca desaparece completamente, episódios depressivos no entanto muitos têm sido experimentado. Se tal episódio não ocorrer, o diagnóstico deve ser alterado para transtorno afetivo bipolar (F31. -).
Incl.:
episódios recorrentes de:
reação depressiva
depressão psicogênica
depressão reactiva
transtorno depressivo sazonal
Excl.:
breves episódios depressivos recorrentes (F38.1)
F33.0 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual leve
Um distúrbio caracterizado por episódios repetidos de depressão, sendo o episódio atual leve, como em F32.0, e sem qualquer antecedente de mania.
F33.1 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual moderado
Um distúrbio caracterizado por episódios repetidos de depressão, sendo o episódio atual de moderada gravidade, como em F32.1, e sem qualquer antecedente de mania.
F33.2 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave sem sintomas psicóticos
Um distúrbio caracterizado por episódios repetidos de depressão, sendo o episódio atual grave sem sintomas psicóticos, como em F32.2, e sem qualquer antecedente de mania.
Depressão endógena sem sintomas psicóticos
Depressão maior, recorrente sem sintomas psicóticos
Psicose maníaco-depressiva, tipo depressivo sem sintomas psicóticos
Depressão vital, recorrente sem sintomas psicóticos
F33.3 Transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave com sintomas psicóticos
Um distúrbio caracterizado por episódios repetidos de depressão, sendo o episódio atual grave com sintomas psicóticos, como em F32.3, e sem episódios de mania.
Depressão endógena com sintomas psicóticos
Psicose maníaco-depressiva, tipo depressão com sintomas psicóticos
Recorrentes episódios graves de:
depressão grave com sintomas psicóticos
psicose depressiva psicogênica
depressão psicótica
psicose depressiva reactiva
F33.4 Transtorno depressivo recorrente, atualmente em remissão
O paciente já teve dois ou mais episódios depressivos, conforme descrito no F33.0-F33.3, no passado, mas foi livre de sintomas depressivos durante vários meses.
F33.8 Outros transtornos depressivos recorrentes
F33.9 Transtorno depressivo recorrente, não especificado
Depressão monopolar NOS

Comentários

Postagens mais visitadas